Gentílico: cabeceirense

HISTÓRICO DA CIDADE

Os primeiros habitantes do município de Cabeceiras vieram da Bahia, Minas Gerais e Formosa. A criação de gado vacum na região era a principal atividade que as pessoas encontraram na época, pois os campos eram um ambiente propício ao seu desenvolvimento.
No final do século XIX, grandes fazendas ocupavam a maior parte do município, tais como Santa Bárbara e Monjolo. Atraídas por essa atividade, chegaram a Formosa da Imperatriz ( hoje Formosa), vindas da Bahia, dona Aldonça Gomes da Silva e sua filha, Dona Lina Gomes da Silva, que adquiriram terras a sudoeste do município, e, segundo algumas informações da região, foram as primeiras habitantes das terras onde hoje se localiza Cabeceiras e precursoras da genealogia das raízes familiares cabeceirenses.
Por volta de 1938, Sebastião Crispiniano Torres, ou Sebastião Torres, como era popularmente conhecido, e Antônio Ribeiro de Andrade, ou Antônio Baiano, se juntaram a José Ribeiro dos Santos e combinaram a transferência da capela trazida de Santa Bárbara para a cabeceira do Córrego Taboquinha.
O cruzeiro de madeira existente defronte à atual Igreja Católica é uma prova marcante, e nele está datado o dia 22 de maio de 1938.

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA

Distrito criado com a denominação de Cabeceiras ex-povoado, pela lei municipal nº 44, de 29-12-1952, subordinado ao município de Formosa.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Cabaceiras, figura no município de Formosa.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1955.
Elevado à categoria de município com a denominação de Cabeceiras, pela lei estadual nº 2102, de 14-11-1958, desmembrado de Formosa. Sede no atual distrito de Cabeceiras ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1959.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Prefeitura Municipal de Cabeceiras
Prefeitura Municipal de Cabeceiras - Av. Vicente de Paula Souza St. João Amélia, Cabeceiras - GO CEP 73870-000